segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma versão muito moderna da história do Capuchinho Vermelho

Little Red Jiving Hood from Ben Hillman on Vimeo.

Voltámos ao Hospital - Projecto "Uma História e um Sorrriso"


No dia 15 de Fevereiro a Biblioteca Escolar voltou ao Hospital. Encontrámos meninos que já conhecíamos... de outras Escolas e de outras Bibliotecas. Verdade!
Um menino lembrou-se que a Professora Bibliotecária já lhe tinha lido histórias, o ano passado, na Biblioteca dos Alhais. Sabia, até, a história que foi lida: "O milagre das rosas". Foi muito emocionante...
Nesse dia contámos uma história de afecto e de amor "O sapo apaixonado" e ainda "Uma vizinha especial".
Quanto à colega de quarto, também já nos tínhamos visto na Biblioteca do Agrupamento de Escolas da Guia. O mundo é pequeno.
Beijinhos e melhoras...

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Concurso de Leitura na Biblioteca Escolar

Lê o Livro de Luís de Sepúlveda "História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar"




Para alunos do 7º Ano de Escolaridade. Lê o livro e enscreve-te na Biblioteca até dia 4 de Março.
O concurso constará do preenchimento de um formulário on-line sobre o livro, que fará na Biblioteca escolar de 14 a 18 de Março.
PARTICIPA, vai ser bom!

Dia dos Namorados na Biblioteca Escolar




No dia 14 de Fevereiro comemorou-se na Biblioteca Escolar o Dia dos Namorados - Dia de S. Valentim.
No polivalente já havia uma exposição de livros e postais na Vitrina da BE. Foram feitas cópias de Lenços dos Namorados e estão expostas em cartazes. A "Lenda de S. Valentim" também foi explicada em texto, para os alunos. Na Biblioteca escolar estiveram expostos lindos postais do dia dos namorados, com frases em vária línguas.
Este continuamente a passar um powerpoint sobre a tradição minhota dos Lenços dos Namorados. Foram oferecidos na sla de professores marcadores alusivos à quadra com frases de amor.
Por fim, às 12 horas, vieram à Biblioteca os alunos do 10º E ler poemas de Amor seleccionados sobre autores consagrados. A turma do 8º B veio ouvir os poemas e portaram-se muito bem. Parabéns.
Obrigada a todos.

Marcadores para oferta no Dia de S. Valentim

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Clube de Amigos da leitura - 9 de Fevereiro

O Clube de Amigos da Leitura continua a funcionar... esta semana, como estávamos na proximidade do Dia dos Namorados, os alunos desceram ao Polivalente para ver a exposição de "Lenços dos Namorados" e a Vitrina da Biblioteca Escolar.
A seguir viémos para a Biblioteca,, contuinuar a ler aa Aventuras do Capitão Cuecas.

Até à próxima...

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

1º Prezi sobre o Dia dos Namorados

Meninos, a Professora Bibliotecária tentou, pela primeira vez, fazer um slide com a ferramenta Web Prezzi... ficou simples, foi uma experiência...

Surpreende aquela pessoa especial... Dia 14 de Fevereiro - Dia dos Namorados

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Aproxima-se o dia dos Namorados

Leitura de Poemas de Amor na Biblioteca Escolar, dia 14 de Fevereiro às 12.00.


Contos e Fábulas de Cristina Torres

A patrona da nossa escola, Cristina Torres, além de pedagoga também foi escritora. Escrevia sobre coisas muito sérias mas, também, histórias para crianças...

Eis, o Livro de Contos de Cristina Torres.


Eis o Livro de Fábulas de Cristina Torres:


Boas Leituras!

Nota: Estes livros digitais têm a exclusiva missão de homenagear Cristina Torres. Trata-se de uma forma de dar a conhecer a professores e alunos e toda a comunidade educativa as mais belas páginas escritas por esta pedagoga de relevo da nossa cidade.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Voltámos ao Hospital - Projecto "Uma História e um Sorriso"


o dia 1 de Fevereiro voltámos ao Hospital, para contar mais histórias aos meninos e levar mais livros que uma Editora nos ofereceu. O Baú está a ficar, cada dia, mais cheio... que bom.
Levámos um cartaz, que a Enfermeira-Chefe,Dulce Menezes colocou na sala de espera (que é o local onde normalmente fazemos as leituras). Assim, pais e meninos, vão conhecer melhor este projecto e começam a solicitar livros para ler... e assim o tempo vai passar mais rápido e ficarão bons muito depressa.
Deste vez só havia uma menina, outro menino ainda estava acabado de sair de uma operação. Mas, mesmo que só se conte histórias a uma criança, pensamos que já valeu a pena termos ido à Pediatria.
Contámos a História do Gato das Botas (levámos um fantoche) e a seguir lemos a história "A Alice quer um cão". Foi lindo.
Beijinhos e até à próxima.


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ciência na Biblioteca - Palestra "Riscos Geológicos"

No dia 2 de Fevereiro de manhã foi proferida uma palestra dinamizada pela Biblioteca Escolar e pela Professora Cristina Pedrosa, destinada a alunos do 11º Ano de Biologia e Geologia e Profissionais de Análises Químicas e Protecção Civil.
O palestrante foi o Professor Universitário, Fernando Carlos Lopes, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.



Os alunos ouviram falar de fenómenos da natureza que ocorreram desde a formação da Terra, passando pela Antiguidade e até aos nossos dias.
Sismos, tsunamis, tremores de terra, embates de meteoritos, etc, etc... foram alguns dos temas falados.
Foi uma boa aula de Geologia para os alunos da nossa escola.

Cinema na BE - A VIDA É BELA





No dia 26 de Janeiro, pelas 14.30, foi projectado o filme "A Vida é Bela" dirigido a alunos de todas as turmas do 9º Ano. Os alunos foram convidados a estar presentes, foi pedida autorização aos Encarregados de Educação. Os professores Isabel Sousa, Carlos Duarte e Fernando Mendes (da equipa da BE e do Grupo de História) dinamizaram e acompanharam os alunos nesta actividade.

À hora marcada, os alunos começaram a chegar e a sessão foi... emocionante. Inicialmente, o filme parece cómico, passado pouco tempo inicia-se um retrato fiel da História trágica provocada pelo Nazismo, aquando da ocupação alemã da Itália em plena Segunda Guerra Mundial. Um pai, tenta a todo o custo, demontrar que o facto de estarem num campo (de concentração) não eram mais do que um jogo...