quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dia 27 de Janeiro e Seguintes - Actividades na BE com alunos do 9º Ano - "O Principezinho"





A actividade começa com a música de John lennon, IMAGINE.

Segue-se um cartaz feito a partir da letra da música, gostam?

Wordle: Imagine




No dia 27 de Janeiro, a turma do 9º A teve uma aula na Biblioteca escolar sobre a Obra de Antoine de Saint Exupèry "O Principezinho" - Educação para os Valores. Os alunos tinham lido a obra e participaram muiiiito...

Nos dia 31 de Janeiro e no dia 3 de Fevereiro, os restantes alunos do 9º Ano passarão pela nossa Biblioteca, para participarem numa sessão idêntica.

Aqui ficam os materiais utilizados, esperamos que gostem.




Podes fazer um Principezinho com as peças deste Puzzle:

domingo, 23 de janeiro de 2011

Continua o Clube de Amigos da Leitura


Mais uma Quarta-Feira, às 12.45, em que a Biblioteca teve a visita dos alunos do 8º D para mais uma actividade do "Clube de Amigos da Leitura".
Antes de mais, a Professora Bibliotecária sugeriu se queriam ir ver a exposição sobre o Holocausto, que se encontra no nosso Salão Polivalente. Os alunos disseram que sim.
Porque, ir ver uma exposição, apropriar-se da sua informação, também é uma actividade no âmbito das literacias. Os alunos sabiam-no e cartaz a cartaz, estes leram com a boca e com os olhos. Impressionaram-se, perguntaram, reagiram, foi uma boa lição.
Depois, para terminar, voltámos à Biblioteca, para mais uma leitura do nosso "Capitão Cuecas". A História está a ficar hilariante. Rimos todos com as tropelias dos personagens da história. Estamos quase a chegar ao fim, depois contamos (resumidamente) a história, querem?

Voltem sempre... e tragam o Leandro, está bem?

Exposição - Dia internacional das Vítimas do Holocausto - 27 de Janeiro

"A História de Érica", uma história para leres sobre o Holocausto.








Está patente no Salão Polivalente da nossa Escola uma exposição subordinada ao tema: Nazismo e Anti-Semitismo (Comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto).
Esta exposição conta com cartazes alusivos aos horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial, especialmente pelos Judeus perseguidos e massacrados pelo regime nazi de Hitler.
Na Vitrina da BE, encontram-se, também, materiais referentes a este período negro da História da Humanidade: livros, fotografias de campos de concentração, filmes e reproduções de senhas de racionamento da época, entre outros.
ESta exposição tem um carácter pedagógico: o de alertar para o desrespeito dos Direitos Humanos e sensibilizar os mais novos, para que a História não se repita.



Slide feito a partir de fotografias tiradas no Campo de Concentração de DACHAU - Alemanha pela Professora Amélia Ribeira.

É preciso que meditemos sobre estas atrocidades, para que a História não se repita.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar



O livro de Luis Sepúlveda: História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", é uma história surpreendente. Temos na nossa biblioteca 14 exemplares, maravilhosamente ilustrados.
No início do mês de Março, na Semana da Leitura, irá ser feito um Concurso de Leitura desta obra na Biblioteca Escolar.

Fica atento e espera por mais informações!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novamente no Hospital Distrital da Figueira da Foz

Uma História e um  Sorriso


Hoje, a Biblioteca Escolar voltou ao Serviço de Pediatria do Hospital Distrital da Figueira da Foz, para dar sequência ao nosso projecto: "Uma História e um Sorriso".
De manhã telefonámos para saber se haviam crianças internadas. Disseram que sim, haviam uns pequeninos e uma menina de cinco aninhos.
Lá fomos nós... Chegámos e apareceram na sala de visitas os meninos que podiam andar. Contámos a História da "Galinha Ruiva", cantámos Rimas e Lengalengas e por fim, respondemos a adivinhas. Os pais, familiares e mães ficaram contentes, as crianças, essas sim, muito contentes. Foi bom, voltamos para a semana.
Melhoras e um beijinho.

História "A Galinha Ruiva"                                 

                     Lêmos: "Uma Estranha Dor de Barriga"                     Também cantámos rimas e lengalengas 





A Bruninha foi uma leitora muito atenta. Parabéns!


A questão da Violência nas Escolas e a Igualdade de Género

Neste momento a questão da violência em meio escolar (e familiar) e os problemas respeitantes à (Des)igualdade de Género estão na ordem do dia. A nossa Escola tem realizado actividades que se enquadram nesta temática. A Biblioteca Escolar tem participado nestas actividades. Propomos, aqui o visionamento de um filme (de aualidade9 sobre esta temática. A Biblioteca Escolar, tentará adquiri-lo em breve.





SINOPSE


A procura da amizade é a mais nobre de todas as causas.

As actrizes premiadas Sharon Stone (A Esfera, Casino) e Gillian Anderson (Ficheiros Secretos) brilham neste maravilhoso filme que recebeu calorosos aplausos da crítica! Com o apoio da sua dedicada mãe (Stone), Kevin (Kieran Culkin) um garoto de 13 anos trava amizade com um vizinho da sua idade, Max. Embora ambos tenham problemas que os marginalizam, Kevin e MAx descobrem que combinando as capacidade de ambos, podem ultrapassar limitações individuais e vencer qualquer adversidade. À medida que entram em diversas aventuras juntos, eles descobrem o maior de todos os tesouros: a amizade! Com Gena Rowlands (Entre Estranhos e Amantes) e outros actores de peso, Os Poderosos é um filme de puro entretenimento que irá elevar o seu espírito e tocar o seu coração.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Livro "O Principezinho" em POP-UP

Um livro de sempre, numa apresentação maravilhosa.

Liiiiindo!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Livro do Mês de Janeiro

Apesar de ser um livro já com alguns anos, certamente ainda não tiveste oportunidade de o ler.
As mensagens contidas no mesmo são de tal riqueza, que são sempre actuais e nos parecem sempre bem para reflectir, no começo de um novo ano.

Assim o livro deste mês é "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry.




Temos para vocês 14 exemplares novinhos à espera de serem lidos.

Novidades na BE...

A nossa Biblioteca foi às compras e adquiriu novos livros que tu podes ler e até alguns deles ouvir, uma vez que trazem um CD, para treinares a Língua Inglesa.
Poderás ainda encontrar livros de outras áreas disciplinares, tais como, História, Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Educação Física.

Fica assim de seguida uma listagem dos novos livros, bem como um slide com as capas dos livros. Poderás ver também os livros em exposição na vitrine da Biblioteca (Pavilhão Polivalente).


Para melhor visualizares a tabela clica sobre a imagem.





Não hesites em procurar os novos livros na Biblioteca da tua Escola, bem como outros já existentes.

Boas Leituras.

Bom Ano Novo - Com muitas Leituras na Biblioteca Escolar