domingo, 19 de dezembro de 2010

Feliz Natal

A Biblioteca Escolar deseja a todos os Amigos da Biblioteca um Feliz Natal.
Desejamos que o próximo ano de 2011 seja bom para todos, com boas leituras e muitas visitas à BE.





BOM ANO NOVO

Alunos do 10º E e 11º E no CAE à conversa com Válter Hugo Mãe



Os alunos de Humanidades (10º e 11º E) da nossa Escola deslocaram-se no dia 16 de Dezembro, pelas 14.30, em autocarro cedido pela Autarquia a uma actividade da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, denominada "Quintas da Leitura", com o Escritor Válter Hugo Mãe.




Foram cinquenta alunos, acompanhados por três professoras: Silvéria Ramos, Ana Luísa Oliveira e Guida Caetano. A actividade foi dinamizada pela Biblioteca Escolar que respondeu positivamente a uma proposta de actividade, com os nossos alunos, por parte da Biblioteca Municipal.



A actividade decorreu no Pequeno Auditório do CAE. Os aluno tiveram oportunidade dialogar com os escritor, passndo a conhecer os seus gostos e motivações para a escrita. Num estilo informal e muito descontraído, a conversa fluiu e cativou os nossos alunos, que ficaram tristes por terem de regressar à escola às 16.15.






Alunos da nossa escola no CAE à conversa com Válter Hugo Mãe.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A Biblioteca escolar foi ao Hospital Distrital da Fig. da Foz

Projecto "Uma História e um Sorriso"



Dando cumprimento a um Projecto que envolve uma parceria entre a Biblioteca Escolar da Escola Secundária c/ 3ºCEB de Cristina Torres e o Hospital Distrital da Figueira Foz (Serviço de Pediatria), duas professoras da Biblioteca Escolar deslocaram-se ao Hospital na tarde de 14 de Dezembro, para ler historinhas às crianças internadas e entregar um baú com livros recolhidos junto de professores da escola e editoras contactadas para o efeito. O Baú ficará nesse serviço para que as crianças possam realizar uma leitura autónoma, desenvolvendo assim os hábitos de leitura.




Foi feita uma actividade de leitura na sala de visitas, do serviço de Pediatria, que foi recebida com muito agrado pelas crianças. Os alunos divertiram-se com a a história "A Ovelhinha que veio para jantar" e com a história natalícia "Pedro e o Pinheirinho de Natal".



As professoras envolvidas demonstram a sua satisfação por integrarem este projecto, agradecendo desde já a receptividade que o projecto teve por parte da Direcção da Pediatria.




O Baú que oferecemos com muitos livrinhos de histórias.

A Professora Bibliotecária conta uma Historinha de Natal

A Enfermeira responsável recebe o Baú.

O projecto continua a partir de Janeiro, com mais livros para o Baú e mais histórias para contar.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dia dos Direitos Humanos - 10 de Dezembro

Por toda a escola se assinalou o dia dos Direitos Humanos. De facto, vivemos um início de Século e Mílénio muito conturbado... os Direitos Humanos continuam a ser esquecidos em muitos países, mas também, ao nosso lado, na nossa rua, no nosso prédio.
Temos que fazer algo, devemos começar desde já a marcar a diferença.
A Biblioteca escola associou-se à comemoração deste dia, colocou-se no Polivalente um painel em Papel cenário para que os alunos escrevessem o que considerassem relevante sobre os Direitos Humanos... os alunos escreveram pouco, foi pena. Mas, ainda podem continuar a escrever, o painel ainda continua no mesmo sítio.
Afinal, o Dia dos Direitos Humanos,  deveraim ser todos os dias.

Também foi decorada a Vitrina da Biblioteca com Os Direitos da Crianças  e outros documentos, entre eles o grande defensor dos Direitos Humanos: Martin Luther King, com a sua célebtre frase I Have a dream!

Todas as turmas do 9º Ano foram convidadas pela professora Bibliotecária, para virem à Biblioteca durante a manhã, para verem imagens chocantes e refletirem em conjunto sobre o seu significado. Os alunos participaram muito, saíram da Biblioteca com uma consciência cívica mais acordada.Só por isso já valeu a pena.


 Cada aluno recebeu um artigo da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. 


Voltem sempre, gostámos muito de vos ter cá.
Obrigada, também, aos professores Carla Antunes, Isilda Marques, Ana Oliveira e Manuel Felício, que cederam um pouco da sua aula para virem com os seus alunos, falar de Direitos Humanos.



Entrega de Prémios às Melhores Bandeiras da República

A Professora de História, Clara Martinho e a Professora Bibliotecária, Isabel Sousa, finalmente, entregaram os prémios aos alunos vencedores das Bandeiras da República.

Foi na manhã do dia 10 de Dezembro, que os alunos tiveram a surpresa de ver entrar na sua aula de História a Professora Bibliotecária. Estava tudo guardado num armário, no fundo da sala, há muitos dias...



Os alunos Afonso Achas e Ana Sofia, respectivamente número um e dois da turma do 8º C.
Receberam um Diploma, um Livro e um DVD... embora atrasado, foi um prémio bem merecido  pelos alunos mais criativos.

Obrigada pela participação.




Vamos RIR - Anedotas

O tonecas não parava de coçar a cabeça. Então, a professora pergunta:
- Porque não páras de coçar a cabeça?
- Porque tenho um piolho morto na cabeça.
- Mas se está morto não faz comichão.
- É que veio toda a família ao funeral.



..................................................

- Como se chama o elevador no Japão?
- Como cá, é só carregar no botão.
...........................................................................

Um hóspede saiu do hotel e quando ia a entrar no táxi deu pela falta dos óculos. Então pediu ao porteiro:
- Importa-se de ir ver se eu deixei os meus óculos no quarto? Mas depressa, por favor.
O rapaz daí a alguns minutos chegou, ofegante. E disse:
- Deixou, sim senhor. Estão lá, em cima da mesa.
...........................................................................

Dois ladrões fugiam da prisão. A certa altura, um deles tropeçou numa lata:
- Quem está aí? - perguntou o polícia.
- Miau... miau - respondeu.
A seguir tropeça o outro.
- Quem está aí? - perguntou novamente o polícia.
- É outro gatinho!
................................................................................................................................

Na loja:
- Que lindos chápéus!
- Desculpe, minha senhora, mas só vendemos abat-jours.
................................................................................................................................

- Mãe, esta noite não esperes por mim.
- Porquê?
- Porque já cheguei.
................................................................................................................................

À mesa, a Rita pergunta:
- Posso falar?
- Não. À mesa não se fala.
No fim da refeição.
- Agora já podes falar...
- Já não adianta. Era só para dizer que havia uma lesma na tua salada.
...............................................................................................................................
In, "nosso amiguinho", Revista Mensal -Junho, 2006 - Nº 237.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sugestões para aproveitar o tempo do Natal

Nesta interrupção das actividades lectivas, a que gostamos de chamar Férias do Natal, vamos ter tempo para estar à lareira, para fazer alguns doces muito dourados e bonitos - e cheios de calorias - para conversar, para ler, para ver filmes…


Por isso aqui ficam algumas sugestões de livros ou filmes que existem na BE e que podes ler ou ver

Charlie e a fábrica de chocolate
é um filme realizado por Tim Burton com Jonhy Depp (o actor que provavelmente conheces de O Pirata das Caraíbas). Porque é que é bom para veres no Natal? Porque existem prados de relva-açucar com sabor a hortelã, um Rio de Chocolate, barcos feitos de rebuçado cor-de-rosa, etc., etc. … … É um filme para ver e chorar por mais.
O Principezinho
Conheces?
 É um livro que temos vontade de oferecer àqueles de quem gostamos muito. Pois também podes ver o pequeno e louro príncipe que queria descobrir o significado de “cativar” e mais: podes ver a dança da serpente (da autoria de Bob Fosse) enquanto ouves boa música.
Se te apetecer “algo completamente diferente” podes ver A vida de Brian dos Monty Python, uma louca sátira sobre as histórias bíblicas que conheces desde sempre A história decorre em 33 DC, na Judeia. Já estás a perceber onde vai parar? Para rir e partilhar.

O estranho mundo de Jack
A primeira longa-metragem de animação realizada em stop-motion. Jack, uma figura esquelética maravilhosa, é o rei das abóboras da cidade do Holloween e decide espalhar o espírito natalício por todo o lado. Mas a sua generosidade não só não beneficia como prejudica: o Pai Natal fica em apuros, as crianças entram em pânico… …! É também um filme de Tim Burton.  


Leituras
Como água para chocolate de Laura Esquível, é a história da paixão entre Pedro e Tita que não se podem casar porque Tita, a mais nova de três irmãs, deve ficar solteira e cuidar da mãe até à hora da morte. Pedro é obrigado a casar com uma das irmãs!!!.  No meio do infortúnio há as receitas de Nacha a índia que vai transmitindo os seus conhecimentos sobre culinária e sobre a vida. É um livro cheio de sensualidade.
Chocolate Joanne Harris .
É um livro que dá vontade de comer chocolate! Os aromas, as cores, as texturas, as esculturas, as misturas com frutos…mas não é só isso, não é um livro de culinária, é um romance. É a história de uma jovem mãe solteira, Vianne, que chega a uma aldeia, com a sua filha, e ali abre uma chocolataria. Vai ter que lutar- com delicadeza e muita energia- contra ideias feitas e preconceitos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Dia 10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos




Myebook - Direitos Humanos - click here to open my ebook
Um e-book partilhado por professores bibliotecários do Agrupamento de Escolas de Mangualde que fizeram uma excelente recolha de recursos sobre os Direitos Humanos (mesmo a calhar...). Obrigada Colegas.


10 de Dezembro Dia da Declaração dos Direitos Humanos

"Artigo 1º. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em igualdade e direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."


A Nossa Biblioteca vai ter uma série de actividades no dia 10 de Dezembro:
No dia 10 de Dezembro, para lembrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos a Biblioteca Escolar, convida as seguintes turmas e respectivos professores para a participação nas actividades que propomos para este dia:



 Filmes “Crianças Invisíveis”, com cenas polémicas sobre a violação dos Direitos Humanos;


 Pequeno debate;


 Actividade Criativa (os alunos são convidados a escrever num painel uma palavra que tenha a ver com Direitos Humanos.

 
9º Ano A 9.20 às 10.05 Carla Antunes Francês


9º Ano B 12.50 às 13.30 Ana Paula Cação ITIC


9º Ano C 10.15 às 11.00 Isilda Marques L. Portuguesa


9º AnoD 11.05 às 12.50 Ana Oliveira Mat.

Esperamos que gostem!



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Técnica Japonesa de contar Histórias a crianças a partir de imagens

De facto os Japoneses não inventaram nada... mas contar histórias a crianças tem a sua arte, e por que não partir de imagens sugestivas para o fazer.

Muito bonito...

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Livro do Mês de Dezembro - À Procura de um Lugar

Chegou-nos à Biblioteca um livro amoroso "À Procura de um Lugar" de Fátima Marinho, da Editora Alphabetum.
Ao ler a Sinopse, tomámos a iniciativa de eleger este, como o Livro do Mês de Dezembro. Porque este é o mês do Natal (Nascimento), para que todos os meninos, como o Vicente, sejam recebidos numa família certa, que lhe dê tudo o que todas as crianças precisam... AMOR.

Sinopse:
"O Nascimento de Vicente transformou tudo e todos à sua volta. Chovia no dia 25 de Abril de 2000. Portugal parou para lembrar o valor da liberdade e, logo após o seu nascimento, também a família de Vicente parou debruçada sobre o abismo. Fora concebido numa viagem aos Alpes suiços e a sua vinda preparada com detalhe. Mas Vicente trazia consigo uma revelação esmagadora. Tinha Trissomia 21. O dia do seu nascimento foi o acto inaugural de mil desafios, mas também o início de vidas maiores que se escondiam no conforto e na previsibilidade dos dias. Às vezes a felicidade veste-se de breu, só para que o sol brilhe mais quando rompe a alva."

ISBN 978-989-96740-1-1

O Livro tem um CD

Um convite à sua consulta pelos SPOS, Professores de Educação Especial, Professores, Pais, Encarregados de Educação, Alunos...

A Biblioteca Comemorou o Dia Mundial da Luta Contra a Sida

Este ano a Biblioteca Escolar associou-se ao Projecto PES e ao Grupo de Biologia e Geologia e para a comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a Sida. Existiam muitas ideias que foram transmitidas pela Coordenadora do Projecto PES, Professora Delfina Silva. Por isso, a Biblioteca cumprindo a sua missão de difusão de informação, decorou a Vitrine da BE do Polivalente com livros, cartazes de alerta, folhetos, entre outros materiais.




Também foram feitas mensagens “Sabias que?” que foram colocadas em envelopes num placard junto à tenda do Polivalente para responder a questões e dúvidas que pairam na cabeça dos nossos alunos, sobre o tema.



Também fizemos frases de alerta contra a SIDA que foram coladas em colunas no exterior (a caminho do Pavilhão A).


Nunca é demais alertar para um dos maiores flagelos em termos de saúde pública, que ainda não se vislumbrou a cura no início deste novo milénio.