quarta-feira, 28 de abril de 2010

FEIRA DO LIVRO DA BE

                          
Aí estão "AS NOSSAS JORNADAS", momento anual em que a Cultura, associada às actividades da escola, ganha um lugar de maior protagonismo e destaque.

O Programa dos 5 dias está recheado de iniciativas em muitos e variados espaços e com os mais diversos protagonistas: alunos, encarregados de educação, convidados, empresas, etc., etc..

Um dos espaços que vai ser mais visitado vai ser o da BIBLIOTECA ESCOLAR! Vamos ter por cá uma pequena Feira do Livro!

Fica o convite!
Aguardamos todas as visitas!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

A festa em LUBLIANA




A festa maior será em LUBLIANA, na Eslovénia.



A UNESCO ,entidade da ONU que superintende no desenvolvimento da iniciativa, escolheu-a para ser a Capital do Livro 2010.

Hoje é o DIA MUNDIAL DO LIVRO!

José Manuel  Saraiva

Dia do LIVRO, essa fantástica invenção humana que, mais que tudo o resto, nos afasta e diferencia  dos nossos parentes animais!

A ideia de coligir e organizar informação e pensamento! A ideia de a preservar para a fazer durar para além das vidas breves e etéreas!

A ideia de a tornar a base da organização, dos sistemas de pensamento, dos dogmatismos, das inovações, da ciência, da educação, da formação individual e colectiva, da subversão, da fuga aos atavios da realidade, do sonho puro, da fantasia e delírío... mas também da tragédia e do medo organizados!

Vive-se melhor e mais alegremente com os livros! Mas os livros também matam e têm sido fonte das mais profundas tragédias e embustes!

Vão haver, por todo o país, as comemorações habituais e serão concretizadas iniciativas  muito  "fertilizadoras". E já que não podemos viver sem eles (não convém mesmo!)...

Pelo mundo, a festa maior será em Lubliana!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Do Boletim - Jacinto Lucas Pires


Já que publicámos o Boletim e nele se destaca o escritor Jacinto Lucas Pires, - que também tem um Blogue - e se dizia que dele tinham entrado na BE - oferecidos pela Biblioteca Municipal - três livros, vamos pois a eles e ao destaque que lhes é mais que devido.



Uma antologia de contos, publicada pela Cotovia em 2008.
Escreveu na dedicatória à BE: "Para a BE da Cristina Torres, estes assobios de ler (...)".


Uma obra de ficção, dedicada ao pai (onde diz que "a vida é um arco-íris no  inverno e nós somos estrangeiros de daltónicos corações"), publicada pela Cotovia, em 1998.
Escreveu como dedicatória à BE: "Para a BE da Cristina Torres, este livrinho de uma cidade".



Romance publicado pela Cotovia em 2004.
Escreveu como dedicatória à BE: "Para a BE da Cristina Torres, este sol de palavras".

BOLETIM DA BE

Já saiu há algum tempo, mas razões técnicas impediram-nos de o poder editar aqui.

Com a instalação de um programa específico - o Cutpdfwritter -  resolvemos o problema.

Esperamos poder assim editar o próximo, logo após a sua saída.

Entretanto deixamos o que estava em falta.


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Prémio Literário João Gaspar Simões 2010

A Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, "no âmbito das comemorações do seu primeiro centenário, subordinadas ao tema Na Rota do Conhecimento, uma Ponte para o Futuro , lança o este ano o Prémio Literário João Gaspar Simões para prosas narrativas sob a forma de romance ou novela, com o objectivo de contribuir para a valorização e promoção da literatura de qualidade considerada elemento essencial para o desenvolvimento e enraízamento dos hábitos de leitura". Para mais informação sobre este Prémio aceder a  http://www.figueiradigital.com/ ou consultar  o Regulamento na BE.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Concurso semana TANTO MAR



ENTRAnaONDA


Se és aluno do Secundário constroi um portfólio digital sobre o MAR e ganha uma semana de aventura e  conhecimento em Peniche!




Uma semana com baptismo de mergulho, passeio de kayak de mar, escola de surf, arqueologia sub-aquática, naufrágios e piratas, actividades laboratoriais relacionadas com a biotecnologia marinha, aquacultura, pesca a bordo de uma traineira e muitas outras actividades é o que podes viver, de 1 a 7 de Setembro, em Peniche se fores um dos cinquenta vencedores deste concurso. Sabe tudo em http://tantomar.forum.pt/

quarta-feira, 14 de abril de 2010

E JÁ QUE O TRABALHO É AGORA O REI...

Acabada a paragem lectiva da Páscoa é a realidade implacável do trabalho que se volta a impor (dado de barato, claro - o que nem foi verdade para muitos - que o trabalho parou de nos atormentar-acariciar, durante a dita..., et pour cause...

Então vá: para refrescar e não ser logo "a matar" vai uma sugestão para uma das revistas que, mensalmente, nos presenteia: a SUPERinteressante!



Em Abril não faltam novidades. Podem vê-las aqui.

As nossas sugestões? Bem, deixamos três:

      - O artigo sobre sobre "A China Espacial", no sector da Astronáutica;
      - O artigo "Big Bang Humano - a nossa evolução está a acelerar", no sector da Antropologia;
      - O artigo sobre a nossa Cegonha-preta, tão "tímida e recatada".

Boa viagem!