sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A Máquina de Fazer Espanhóis



Valter Hugo Mãe acaba de publicar o seu novo romance, numa nova editora - a Objectiva/Alfaguara, do Grupo Santillana, um gigante do mundo editorial latino-americano.

Estranho pode parecer - é mesmo... - o seu título, mas segundo o autor, em recente entrevista na rádio portuguesa, tentou com ele deixar no potencial leitor uma imagem de algum optimismo, num livro muito centrado sobre a morte e seus habituais problemas colaterais.

É um escritor prolixo, com uma intensa actividade literária - também na poesia e no teatro -, que ainda consegue arranjar tempo para ser músico e cantor (certamente  para além de outras outras coisas que ainda não tiveram outros ecos...).

Fica a sugestão para se conhecer um autor que já foi premiado com o Prémio Literário José Saramago - em 2007, para o romance O Remorso de Baltazar Serapião - e que teve com o seu anterior romance - O Apocalipse dos Trabalhadores - um êxito assinalado.

O "Jornal das Letras", que assinamos, traz no seu último número uma entrevista com este autor. Aconselhamos, claro!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

As nossas SUGESTÕES



Mão conhecedora da área das Bibliotecas Escolares deu-nos a conhecer um portal muito especial: um repositório (catálogo) dos filmes em DVD (todos?) disponíveis no mercado nacional, acrescido daqueles que se vão publicando ou estão em vias de o serem! É obra!
A utilidade é múltipla: dá para pesquisar, para encontrar, para ver classificados por categorias, para ter de cada um uma sinopse do conteúdo, direcção, produção, edição, etc. etc..
Aconselhamos com entusiasmo!


quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

As nossas PROPOSTAS...




Sinopse



Esta é a história de Shepsenuré, o ladrão de túmulos, filho e neto de ladrões, e do seu filho Nemenhat. Na sua companhia viajamos por um Egipto muito diferente daquele que estamos habituados a conhecer. Longe de faraós e guerreiros, de deuses e nobres encontramos a miséria das classes mais baixas e o instinto de sobrevivência que leva estes homens a desafiar os deuses e a cometerem o pior crime daqueles tempos: saquear os túmulos dos seus antepassados. Uma profanação sujeita a terríveis maldições. O escritor Antonio Cabanas, apaixonado pela civilização egípcia, traz-nos uma recriação minuciosa e bem documentada sobre o fascinante mundo da morte, no Antigo Egipto durante o reinado do faraó Ramsés III, o último dos grandes faraós. Ao longo destas páginas, somos envolvidos nas magníficas paisagens do vale do Nilo, percorremos o misterioso vale dos Nobres e dos Reis, conhecemos personagens históricas que se cruzam com personagens fictícias. Somos envolvidos pelos costumes e rituais mágicos em torno da preparação dos mortos para a viagem em direcção ao eterno descanso.
 
(Retirado de http://www.wook.pt/ficha/o-ladrao-de-tumulos/a/id/203872 )

Da nossa COLECÇÃO...

Eles chegam de noite e atacam sem aviso, violando o repouso eterno dos grandes reis e rainhas do Egipto.




Estes ladrões de túmulos pilham riquezas desde o princípio dos tempos. É um jogo do gato e do rato entre os bandidos e a realeza que começou já há muitos séculos.

Neste episódio da National Geographic: Mistérios do Antigo Egipto:


- Veja como os arquitectos reais começaram a desenvolver e aplicar características anti-roubo nas criptas dos Faraós.

- Siga o arqueólogo Dr. Daniel Polz enquanto explora uma série de túneis que, segundo ele, conduzem à câmara mortuária de um rei que ainda está a salvo.

- Escute os ladrões de túmulos, pela sua própria voz, enquanto enfrentam as aventuras, os perigos, as maldições, e os lucros de quem pilha estes mortos.
 
(Texto promocional do DVD)

TEMOS NA BE!  REQUISITA!

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

recordando Mário-Henrique Leiria


Rifão quotidiano

Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia
chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a
é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece

Mário-Henrique Leiria nasceu e morreu em Janeiro (1923-1980)

CONCURSO

Mais um desafio da BE: capas de livros!

Todos nos deixamos prender pelas caras dos livros que nos olham das prateleiras... às vezes é a capa que nos leva a escolher aquele livro, sem percebermos bem porquê... é a combinação das cores, a ligação do título à imagem... sei lá.

Escolhe a capa que te cativou e envia-a para a BE, para o blogue, ou para o nosso mail (omaildabect@gmail.com) e candidata-te a um belo prémio!

Esta é a preferida por gente desta equipa:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O Marcador do Mês



Uma das ideias era transportar a força das estações para dentro dos nossos livros! Sem mais!

Ambicioso? Não! Super fácil!

Na BE estão disponíveis, para oferta, mensalmente, os marcadores do mês. Assim mesmo: os perseguidores do Sol!

Como vêem...

Vá vão lá e... sirvam-se de Sol! (isto sim!, isto é que é ser mesmo ambicioso!...)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mapa dos Blogues das Bibliotecas Escolares

A ideia é muito gira e, muito mais do que isso, muito importante.

Ao alcance de um clique ficam dezenas e dezenas de Blogues das nossas Bibliotecas Escolares.

Parabéns aos autores, professores da equipa da BE da Escola EB 2, 3 de Vilarinho do Bairro, para o link da qual vos remetemos naturalmente!

http://bibliotecavilarinho.blogspot.com/

Está mais rico o mundo dos blogues! ESPREITEM!

A BLITZ

Entra na BE todos os meses, pontualmente!...

Fez há pouco 25 anos de existência! É obra!

No número deste mês destacam, entre outros, os Pearl Jam.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pearl_Jam


Deles não há nada na colecção da BE.

Fica como aperitivo, por isso, socorrendo-nos do manancial do Youtube, uma faixa deles.



Fica ao dispor, a Blitz deste Janeiro de 2010!

Blogues de Literatura

Vários escritores e muitos jornalistas "alimentam" blogues pessoais.

São tantas as propostas - e só "conhecemos" algumas (sempre muito poucas face à imensidade dos mares bloguistas)... - que só dá para publicitar alguns dos mais tocantes exemplos. Depois, pensando melhor, o caminho para outros até é fácil: este mundo dos blogues vive muito em rede; uns sugerem outros e, por isso, entrando num, o mais banal é "cair nos braços de outro" e assim sucessivamente...

O primeiro que vos aconselhamos é de um escritor-jornalista muito conhecido, com uma obra já bastante acarinhada - Francisco José Viegas. Este é o último dele. Saíu pouco antes do Natal:

Espreitem!

http://origemdasespecies.blogs.sapo.pt/

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os nossos amigos BLOGUES



São já uma realidade tão forte que quase apetece dizer "JÁ NÃO PODEMOS PASSAR SEM ELES"!

Se entrarem, por exemplo, no sítio da Assembleia da República, vão encontrar vários Blogues pessoais dos nossos deputados. Há semanas, para acompanhar a Cimeira do Clima em Copenhaga, a Quercus (associação ecologista) criou um Blogue específico que foi actualizando ao longo das horas da Cimeira.

Não faltam ideias: grupos de amigos criam Blogues; nas escolas os Blogues de professores e de turmas-professores estão a multiplicar-se; criam-se blogues de viagens realizadas; de projectos; de acompanhamento do futebol, da política, da cultura, da música, do cinema, dos actores preferidos, dos músicos, das estilistas, dos desportistas, dos fotógrafos, dos animais de estimação e dos bébés... ufff!! São aos milhares e pululam! São vida! A qualidade? Que cada um a julgue: tem vou lá, acompanho; não têm? Tchau!!

Vamos aos exemplos? Vai um: mais sério, "de fato e gravata institucional" - o da Rede de Bibliotecas Escolares em que a nossa está integrada. Vai uma espreitadela (sobretudo para os que mais se interessam por estas coisas dos livros e das suas "casas"...)?


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010


Olá a todos,

a equipa da BE está de volta e deseja a todos um ano de 2010 com muita saúde, paz e alegria.

Que esta se manifeste por todo o ano, mas em especial no final do ano lectivo, perante os bons

resultados escolares que a equipa deseja a todos os alunos.