quarta-feira, 29 de outubro de 2008


Concurso de frases sobre o papel das BE


Frase vencedora


Para mim uma biblioteca é onde nós aumentamos o nosso conhecimento, onde nos podemos distrair (ouvir música, ver filmes, ir à Internet e ler livros de que gostamos), nela também podemos estudar e estar com os nossos amigos, mas em silêncio ou fazemos pouco barulho.
Com os livros nós perdemos a noção do tempo e deixamo-nos ir pela nossa imaginação. Com eles podemos realizar os nossos sonhos.
Os livros são a nossa inspiração.

Beatriz Neves, nº 7,8ºC

Menções honrosas

Bem estar
Invenção especial
Bons momentos
Leitura adorável
Inadequada a otários
Os melhores livros do mundo
Tem alegria
E harmonia
Com carinho, a ler
A melhor companhia, os livros.

Inês Lopes, nº 8, 8ºB

Uma escola sem biblioteca não se pode chamar escola
porque é na biblioteca que se guardam os livros
que guardam o saber
que na escola vamos aprender.

João Fortunato 8º D

A biblioteca é um sítio onde aprendemos a ser cultos, a estudar, a pesquisar.

Alexandra Jesus 8º A ,nº 1

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na nossa escola

A biblioteca comemorou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares nos dias 27 e 29 de Outubro. Foram várias as actividades desenvolvidas nestes dias: a 27 – com as turmas do 8º ano, o Bedipaper e a redacção de frases sobre o papel das bibliotecas escolares; fez-se o lançamento do 1º Boletim Informativo; animou-se o Polivalente com a vitrina e o placar com decorações alusivas e com a projecção do filme O Nome da Rosa (que nos mostra a biblioteca medieval), também se passou um powerpoint com imagens das mais belas bibliotecas do mundo; oferecemos autocolantes a todos os visitantes da biblioteca e tivemos disponível, nos computadores da biblioteca, o jogo LETROCA. A 29, premiámos a melhor frase do 8º ano – a escolhida foi a da Beatriz Neves, do 8º C, mas também atribuímos umas menções honrosas ao João Fortunato, do 8º D, à Alexandra Jesus, do 8ºA, e à Inês Lopes, do 8ºB. Também entregámos os prémios aos melhores leitores do mês de Outubro: a Erica, do 11ºE, e a Sara Monteiro, do 7ºA. Mas a grande festa foi o lançamento do Projecto KEO, com a mensagem da Drª Isabel Henriques, na representação do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da nossa cidade, que muito nos honrou com a sua simpática presença. O seu apelo à reflexão sobre o presente, concretamente, o problema do analfabetismo, faz-nos desejar um mundo melhor, sobretudo para as crianças. Depois todos puderam lançar as suas mensagens para o espaço, a partir da BE, inclusive a jornalista do Diário de Coimbra, Bela Coutinho, que esteve a registar toda a cerimónia. O Presidente do Conselho Executivo agradeceu, em nome de todos nós, a presença da representante da Srª Vereadora e o trabalho da BE.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Dia internacional das Bibliotecas Escolares na nossa escola



No dia 27 de Outubro vamos comemorar o dia internacional das Biblioteca Escolares.
Aprender mais e melhor na Biblioteca Escolar é a proposta da IASL (International Association of School Library) para este ano, por este motivo propomos à comunidade escolar um conjunto de actividades que demonstram a importância pedagógica da BE. No dia 29 de Outubro encerramos as comemorações com o lançamento oficial do Projecto Keo na nossa escola. Convidámos a vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Figueira da Foz para se associar a este evento e na quarta feira faremos chegar ao futuro, a partir da BE, a sua e as nossas mensagens. Participem.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Novidades literárias




Estão sempre por aí - as novidades... - e é dificil acompanhá-las, quanto à literatura (e ao que quer (pare) sê-lo, dizem as más línguas...), num mercado editorial tão mexido como o nosso. Mas há aquelas que, por razões várias, quando o são, "gritam" mais do que as outras... Porque o autor é muito mediático e nos entra em casa com os afectos de todos os dias? Sim(independentemente da sua qualidade e mérito que são grandes)! Porque o autor raramente publica e não dá entrevistas de espécie alguma, o que cria uma espécie de mistério que só adensa a imagem de austeridade e de qualidade que o colocam no "quadro de honra" dos maiores poetas vivos da língua portuguesa? Sim!

Falamos portanto... e respectivamente... de José Rodrigues dos Santos... e de Herberto Hélder! Tal como outros autores também conseguem... fazem viver a festa de publicarem!

José Rodrigues com A Vida Num Sopro


Herberto com A Faca Não Corta o Fogo


Vamos, certamente, tentar estar com a importância destas novidades... adquirindo-as, logo que possível, para ficarem à vossa disposição e CURIOSIDADE!!

Ah! e já agora: apareçam à procura do que temos, na BE, destes autores!!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

J. M. G. Le Clézio em Portugal




Este escritor francês premiado com o Nobel de 2008 tem uma obra vasta, com mais de cinquenta títulos publicados




Foi com o seu primeiro romance, "Le procès-verbal", escrito em 1963, que começou a despertar as atenções. Nos primeiros romances, Le Clézio abordava "os problemas e o medo que reinavam nas principais cidades ocidentais", refere o Comité Nobel. Foi, porém, em 1980, com o romance "Désert", que se afirmou em definitivo, ao vencer um prémio da Academia Francesa.


"Désert" contém "imagens magníficas de uma cultura perdida no deserto da África do Norte, que contrastam como uma descrição da Europa pelos olhos de imigrantes não desejados".
Este organismo nota ainda que Le Clézio foi, desde cedo, um "autor ecologicamente empenhado", algo visível em romanes como "Terra amata" (1967) e "La guerra" (1970).




Duma entrevista dada a uma revista brasileira, há anos, destacamos este excerto significativo:

Estado - Você escreve romances de aventuras, à maneira de Conrad e Stevenson. Um tipo de livro que quase ninguém mais ousa escrever. Qual é a causa dessa obstinação?
J.M.G. Le Clézio - Eu não fujo das minhas influências. Creio que há alguns romances que me influenciaram muito, eu diria até que me influenciaram de maneira definitiva. Os livros de Robert Louis Stevenson, por exemplo. Certamente, sou obrigado a pensar em A Ilha do Tesouro. Mas penso antes de tudo em Kidnapped, para mim o romance mais espetacular que Stevenson escreveu, o grande modelo para o romance de aventura. Kidnapped conta a história de um menino e seu choque contra um mundo violento. É a história de uma passagem entre o mundo infantil e o mundo adulto. Todo grande romance de aventuras é, no fundo, o relato de uma grande iniciação.


Em Portugal existem poucos trabalhos seus editados. Enquanto não chegam aos escaparates os que o prémio vai levar a editar (porque os leitores estão curiosos e querem, naturalmente, conhecer o autor...) destacamos:

- Da Assírio & Alvim - "O Caçador de Tesouros"
O Caçador de Tesouros, peregrino incansável do mundo, dá-nos uma fatia da sua vida, faz-nos ver com os seus olhos tudo aquilo que vê: a «árvore do bem e do mal», os montes, as pedras, os campos, enfim, toda uma paisagem que se estende perante os seus olhos, e também perante os nossos. Como elemento central de adoração e culto está o mar: o seu irresistível chamamento, a vida que encerra em si, a rebeldia que nos fascina e amedronta. O Caçador de Tesouros viaja e relembra o mar, do qual não pode estar longe, pois ele é parte indissociável da sua vida. (Webboom)

- Da Dom Quixote - "O Deserto", por muitos considerado a sua obra-prima.

Fica o convite! Pode ser que por aí, numa livraria "perdida", numa prateleira "escondida", silencioso e leve se....


DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


A Escola Secundária C/ 3º CEB de Cristina Torres, convida toda a comunidade escolar a participar no Colóquio “Alimentar… os jovens”, dinamizado pelo nutricionista do Hospital da Figueira da Foz, Dr. Paulo Mendes, com o intuito de minimizar os erros alimentares que, cada vez mais, são uma realidade. Excessos alimentares constituem actualmente uma preocupação, estando na origem de distúrbios de vária ordem.
Assim, no próximo dia 17 de Outubro, pelas 18h 30m, torna-se importante reflectir sobre as carências alimentares dos nossos jovens, mas também sobre as fórmulas que devem orientar uma alimentação correcta, tanto no que diz respeito à quantidade como à qualidade.
É preciso que se saiba que comer é, sem dúvida, preciso, mas saber comer ainda é mais preciso!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Prémio Nobel da Literatura 2008

O Prémio Nobel da Literatura 2008 foi atribuído ao escritor francês Jean-Marie Gustave Le Clézio pela Academia Sueca.O prémio tem um valor de 10 milhões de coroas suecas, equivalente a um milhão de euros e foi anunciado ontem à tarde em Estocolmo.Desde 1985 que um escritor francês não ganhava o Nobel literário. Aos 68 anos, Le Clézio, autor de romances de aventura, ensaios e literatura infantil, sucede à escritora britânica Doris Lessing, galardoada o ano passado.
O prémio foi instituido pelo milionário Alfred Nobel e estabelecido em 1901, com excepção para o Nobel da Economia introduzido pelo banco central da Suécia em 1968.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008


9 de Outubro, Dia Mundial dos Correios


Comunicar à distância sem ser por via electrónica há mais de duzentos anos... hoje comemora-se a nível planetário o dia dos mensageiros!

Olá a todos,
foi difícil reiniciar a caminhada. A jornada anterior tinha sido longa o que implicou um merecido descanso. Mas já regressámos, no entanto tivemos que nos reorganizar, e por isso só agora estamos a reactivar o nosso Blogue. Contamos com a vossa colaboração para superar esta nova etapa. Esperamos os vossos comentários e sugestões em:
http://becristorres.blogspot.com/
Aproveitamos para desejar a toda a comunidade escolar um bom ano lectivo, com votos especiais para os nossos alunos, de quem esperamos excelentes resultados. Esperamos muitos "posts" no blogue da BE.