quinta-feira, 13 de março de 2008

Assinar a BLITZ?


Vamos assinar a BLITZ!


Sim ou não? É boa ideia? Quem a tem comprado com regularidade nesta nova fase de existência?


Quem quer deixar comentários? Não se esqueçam de votar na nossa sondagem (ao lado)!


Apontem os aspectos que mais vos estão a entusiasmar nela!!


Valeu??

Boletim nº 3


Já saíu o nosso Boletim, sob o signo do Março das Primaveras e das Páscoas (nem sempre...).


Também com algum cherinho às férias dos alunos e à paragem lectiva dos professores.


Destaques maiores para as aquisições da Feira do Livro e para as ofertas
generosas que nos têm sorrido!

Gratuitos... ao dispor... na BE!

terça-feira, 11 de março de 2008

Hoje...


Hoje, na escola, foi dia de saída de mais um número do jornal "Dois Pontos", onde a BE tem o seu canto que, claro!, recomendamos!


Mas foi também dia de poesia antecipada. Este ano o DIA DA POESIA comemora-se fora do período lectivo, e o Grupo de alunas estagiárias da FLUC de Português antecipou-se gostosamente: então não é que andaram a dar docinhos! E mais doces que o normal e tudo??!! Pois... embrulhados em versos é o que dá!! Uma doçura!!

Um dos que cá o Blogue apanhou é ainda mais doce! É uma verdadeira "fofura"! Não resistimos: aí vai como uma singela homenagem ao seu autor, desaparecido, não há muito, do nosso convívio - Eugénio de Andrade.



Faz de conta

- Faz de conta que sou abelha.

- Eu serei a flor mais bela
- Faz de conta que sou cardo.

- Eu serei somente orvalho.
- Faz de conta que sou potro.

- Eu serei sombra em Agosto.
- Faz de conta que sou choupo.

- Eu serei pássaro louco,
pássaro voando e voando
sobre ti vezes sem conta.
- Faz de conta, faz de conta.

segunda-feira, 10 de março de 2008

O FOGO E AS CINZAS

Ficamos felizes!! Somos daqueles que assim ficamos mesmo perante as pequenas (grandes) coisas, que é o caso em apreço: tivemos a primeira comunicação de um dos primeiros leitores dos livros que semeámos no nosso posto de "bookcrossing"!

Um leitor identificado disse-nos ontem que leu (já) o livro e "gostei muito". Óptimo! Resta agora esperar por mais informações sobre o paradeiro do livro!

Entretanto sobre ele respigamos este comentário que retiramos de um sítio brasileiro: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/o/o_fogo_e_as_cinzas
O Fogo e as Cinzas, publicado em 1951, é um dos mais significativos livros de contos da moderna literatura portuguesa, onde a arte de Manuel da Fonseca atinge a perfeita maturidade, revelando-se então um escritor de tendência regionalista e de funda preocupação humana, que retrata a vida pobre dos trabalhadores rurais das planícies alentejanas, dando especial realce à sua luta contra a injustiça. Os contos são acerca de um Alentejo dos anos 40 e 50, rústico e em decomposição. Eles nos falam das gentes de uma terra maravilhosa mas pobre: esse Alentejo de há muitas décadas, que assistia aos primeiros passos de um progresso lento. As personagens são crianças, velhos, camponeses, habitantes de pequenas vilas ou cidades, alguns deles condenados à exclusão pela pobreza ou pelo esquecimento - cenas de um passado que em alguns casos se prolongaram até ao presente. O mundo que aparece na obra corresponde a um Alentejo certamente mitificado no imaginário neo-realista como lugar da revolta dos camponeses contra os latifundiários, mas transcende essa dimensão da luta de classes pela presença de uma panorâmica social mais vasta, em que avulta a personagem um tanto marginal do maltês ou o universo das pequenas vilas modorrentas, cujos habitantes se reúnem no café ou no largo principal, verdadeiro "centro do mundo" para onde convergem as histórias ora dramáticas, ora quase picarescas, que enriquecem narrativamente o conjunto.

quinta-feira, 6 de março de 2008

bookcrossing.com







Welcome to BookCrossing, becrectfigfoz!


Livros viajantes, livres e gratuitos aguardam leitores ! Leiam-nos e tragam-nos outra vez para esta nova zona oficial de BookCrossing ou libertem-nos...onde alguém os possa ler.

Podem aceder à nossa estante em http://bookcrossing.com/mybookshelf/becrectfigfoz/referral para verem os livros que já pusemos a circular!

Se quiserem libertar livros em Bookcrossing tragam-nos à BE que nós tratamos de tudo.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Eu leio... Tu lês-nos??


Em tempo de Semana da Leitura faz sentido fazer a questão: SOMOS LIDOS?

Um dedicado (e milagroso...) contador, colocado já com o Fevereiro em marcha diz-nos que até agora fomos visitados por 139 (140 com esta...) diferentes utilizadores. Foram registadas 243 entradas de 10 países diferentes (com o Brasil e os EUA na dianteira)!

Não está mal! Os "posts" são como aquelas sementes que criaram asas delicadas para o vento afagar: estamos a tentar que voem... experimentando....

Mas...

terça-feira, 4 de março de 2008

Já temos uma OCZ!


Já temos uma "Oficial Crossing Zone" (Bookcrossing), isto é, já temos um sítio devidamente identificado onde qualquer pessoa pode deixar ou levar um "livro-livre", ou seja, um livro grátis, liberto e pronto para viajar!!

Quer dizer: somos um dos mais de 600 000 "bookcrossers" (disponibilizadores de livros-viajantes) que já se encontram espalhados pelo mundo, com o objectivo bem generoso de contribuir para o aumento do gosto pela leitura!

Na Figueira já existem outros. Aí vão alguns: CAE; CTT de Buarcos; Fernando's Hideaway; Foz Plaza-restauração; Emanha 2; Universidade Internacional.

"Bora lá"??

segunda-feira, 3 de março de 2008

"BOOKCROSSING"


A palavra é inglesa mas é mais uma daquelas que vem sendo adoptada um pouco por todo o mundo para evidenciar uma ideia (que em português até resulta de uma forma muito musical - "livros andantes", "livros viajantes"): disponibilizar gratuitamente livros nos locais mais diversos - bancos de jardim, cafés, transportes públicos, escolas, supermercados (e por aí fora!)!

O lema é: lê e liberta (disponibiliza)! (e segue, depois, a viagem do livro pelo país e pelo mundo, através do apoio de um sítio da net, criado pelos "bookcrossers" - http://www.bookcrossing.com/)

No âmbito da Semana da Leitura vamos avançar para a criação oficial de uma OCZ (Official Crossing Zone) onde todo o processo pode ser facilitado (e registado, a partir de etiquetas e de registo dos livros, sem o que o acompanhamento da sua viagem pelo mundo se tornará dificil...).

Colabora! Traz livros que queiras partilhar com os outros.

Deixa um e leva outro! "Bora lá!"