quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bibliofilias

Mesmo
uma
linha
recta
é o labirinto
porque
entre
cada dois pontos está o infinito

Adília Lopes

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

LITERACIA MEDIÁTICA E DA LEITURA


Cá o Blogue não esquece os professores.


Nesta fase de lançamento temos dado maior atenção aos alunos, mas queremos ter tb muito presentes os professores, com quem estamos a procurar estreitar a colaboração.


É a pensar nisso que chamamos a atenção para os artigos nesta área que podem encontrar no Blogue da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares):




São referidos alguns estudos recentemente divulgados em Portugal sobre a temática da leitura e da importância da preparação para a descodificação das imagens, vídeos, etc. que inundam hoje o nosso quotidiano: "A biblioteca em parceria com os professores de diferentes disciplinas, com os clubes de jornalismo, rádio e televisão (alguns deles já em linha), blogues, etc., devem promover actividades nesta área, onde se analisem as mensagens que eles veiculam, compreendam os processos da sua produção e recepção, avaliem criticamente as fontes, reflictam sobre a informação recolhida e contribuam para a formação de produtores de mensagens em diversos suportes, utilizando-os como recursos educativos, objecto de estudo e ferramenta de expressão e criatividade - objectivos declarados no programa de Educação para os Media, em 2000".

Aguardamos os vossos comentários e sugestões!


segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CANÇÕES DE AMOR



Quase que apostamos que já estão a dizer: olha, olha!lançam a ideia e nada! Nenhum exemplo!


Pois... (foi mesmo de propósito...)


Ora aí vai um exemplo nosso: (com "água no bico", diga-se!...)


- Vão ao Youtube e cliquem "Into my arms"


- Para seguirem o Nick Cave que canta aí vai a letra original :


- Para apoio dos mais aflitos com o inglês aí vai uma tradução (em português do Brasil, acautelem-se...):



"Água no bico" porquê? PQ a BE tem um CD do Nick Cave e os "Bad Seeds" pouco requisitado e que é uma pena não ver mais por aí!
Espreitem e vejam o que andam a perder!

DIA DOS NAMORADOS (14 Fev.)


Já está perto um dos dias a que a BE costuma dar algum destaque.


Este ano tal vai voltar a acontecer, mas muito mais "interessantemente": as actividades vão ser preparadas e realizadas por uma equipa de alunas q está a trabalhar nisso, no quadro da FEIRA DO LIVRO que nessa semana decorrerá na escola.


Mas o Blogue não podia ficar só a olhar!
Geralmente caímos para a poesia (e muitos dos que namoram também caiem para aí...), mas este ano está-nos a apetecer variar: o Blogue está cheio de possibilidades e pq não explorá-las?


Vamos à ideia: em vez de poemas (vossos ou não... MAS SE QUISEREM ENVIÁ-LOS nos comentários ou por mail FORÇA!) propomos canções!!
Ir buscar a música - "namorada" e "amante", de muitos séculos, da poesia, diga-se! - e aí está a NOSSA PROPOSTA: enviem-nos, dêem-nos a conhecer canções de amor! Ao vosso gosto, claro!


Que acham da ideia?

NOVIDADE


Uma oferta da revista "Visão".

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Os melhores de 2007

A Webboom que é uma conhecida livraria on-line lembrou-se de fazer uma selecção dos melhores títulos publicados em Portugal em 2007 em diversos domínios.

Trata-se de uma ideia com cariz comercial, mas não deixa de ser de muito interesse, quanto mais não seja por remeter para as obras em causa, com pequenas recensões críticas, e de resultar disso mesmo: do exercício crítico de um painél de especialistas que com ela trabalham!

Aí está, para quem quiser consultar: http://www.webboom.pt/paginaespecial/dinamica/default.asp?id=160

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

CONCURSO "UMA AVENTURA"


A Editorial Caminho tem no "caminho" o seu CONCURSO "Uma Aventura Literária", edição de 2008.

Atenção às modalidades: 1. Crítica a um dos livros seleccionados (1 página... "é canja!"); 2. Texto original (já é mais difícil...); 3. Desenho que ilustre um momento de qualquer dos livros a concurso (esta proposta é irrecusável... para quem tiver mais geito!...); 4. Adaptação teatral de um episódio à escolha dos livros "Portugal Encoberto e Restaurado", "Histórias e Lendas da Europa" e "Histórias e Lendas da América" (ui... deve dar para suar...).

Atenção às idades e prazos: para jovens até aos 18 anos! Até 15 de Fevereiro de 2008!

Para mais informações: www.uma-aventura.pt ou www.editorial-caminho.pt

Damos daqui uma "forcinha". Maõs à obra!

Biblioteca Nacional compra Manuscrito de Fernando Pessoa


"Um importante manuscrito de Fernando Pessoa acaba de ser adquirido pela Biblioteca Nacional de Portugal. Conhecido até agora de poucos estudiosos, que o consultaram em casa de familiares do poeta, passa a incorporar o espólio pessoano da BNP (Esp. E3 do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea), onde será disponibilizado à leitura. Este caderno já tinha sido anteriormente apresentado na parte documental da exposição Fernando Pessoa – Poète Pluriel, realizada no Centro Georges Pompidou, em Paris (Blanco, Colóquio Letras, Nov. 1985, p. 27)".

Para saberem mais naveguem para os seguintes endereços :
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1311523

http://www.bn.pt/coleccoes/novas-aquisicoes.html#13

... ou pesquisem no "google" ou outro motor de busca com:"manuscrito Fernando Pessoa BN"

Às Quartas...

Bem a 1ª experiência não foi nada gratificante!

A mensagem não passou, ou simplesmente não deu!
Sabemos que as quartas são precisas para o estudo, mas mantemos a ideia de abrir um espaço-tertúlia de ocupação de tempos livres!

O exemplo-guia é o do Núcleo de Teatro: pontualmente, às quartas, não falham! Junta-os um projecto, o gosto pelo Teatro!

E por que não juntar, num espírito semelhante, os que amam os livros, a cultura?

Há que insistir! Há tanto para explorar!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Quarta 23!

E a boa notícia é esta: Quarta 23 começamos!

Tentámos durante o 1º período; mas quartas à tarde disponíveis foi coisa que não se viu! Reuniões, reuniões, compromissos de trabalho prioritários... coisas inapeláveis, sem remédio, "caput" como alguém (quem?) diria!

Então já sabem: se querem ver melhor a ideia e colaborar na sua concretização e desenvolvimento, apareçam!!

Não estamos a falar de aulas!! São actividades livres: vem-quem-quer-quando-quer-fica-se-quiser-vai-quando-quer-e-o-mais-que-se-quiser-se-der! ...

Às Quartas... na BE

Na quarta-feira passada o nosso Plano de Acção para 2007-2009 foi aprovado.

Já libertos do peso da sua elaboração, estamos cá pela BE já a preparar as actividades programadas para o 2º Período.

Vamos divulgá-las no Blogue! Ele tem também essa dimensão: informar!

Uma das que tem estado "encalhada" à espera de uma oportunidade é a do título: "As Quartas da BE".

A ideia é simples: disponibilizar as quartas à tarde, para apoio aos alunos na BE! É uma das dimensões! A outra: abrir um espaço que permita uma ocupação de tempos livres agradável, se assim o entenderem os que prezam muito os livros, a literatura, o cinema, a música, a arte...

Como? Concebendo e realizando pequenas exposições sobre autores, livros, filmes, músicos, etc.; dizer poesia, ler contos e fazer gravações a disponibilizar, depois, na BE; colaborar na animação deste Blogue; ser um dos "AMIGOS DA BE", isto é, ser um aluno disponível para ajudar outros colegas mais novos a pesquisar na BE, a colaborar na organização de actividades, entre outras...

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

As Intermitências da Morte


Este livro do José Saramago, que andei a ler há uns meses atrás, está ainda tão presente na minha memória que quero deitar estas poucas palavras cá para fora...
Requisitei-o na biblioteca, tem o número 9077 e a cota 82ptCAM.
Tive dificuldade em o começar. O Saramago às vezes maça-nos com todas aquelas reflexões sobre política... Mas depois encontrei-me com momentos verdadeiramente mágicos... "Não teve de esperar muito. Meia hora teria passado num relógio quando a porta se abriu e uma mulher apareceu no limiar. A gadanha tinha ouvido dizer que isto podia acontecer, transformar-se a morte em um ser humano, de preferência mulher por essa coisa dos géneros, mas pensava que se tratava de uma historieta, de um mito, de uma lenda como tantas e tantas outras, por exemplo, a fénix renascida das suas próprias cinzas, o homem da lua carregando com um molho de lenha às costas por ter trabalhado em dia santo, o barão de münchhausen que, puxando pelos seus próprios cabelos, se salvou de morrer afogado num pântano e ao cavalo que montava (...)" (p.188)
A morte transformou-se numa mulher porque se apaixonou... não acham lindo? É uma ideia tão lírica. Leiam e partilhem comigo. :)

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

O Blogue agradecido...

O Blogue, agradecido, retribui e chama a atenção para as ligações úteis : também já lá se encontra o "site" da nossa escola, onde se podem encontrar muitas informações úteis.

Nessa página tem estado em reestruturação o espaço da BE. Estamos a caminhar para a conclusão desse processo, e em breve daremos notícias.

Entretanto fica já um agradecimento muito especial ao professor Jorge Louro, pela trabalheira que tal tarefa lhe deu (e vai dar, no futuro...). Mas disto falaremos melhor um dia destes.

Já temos link

Cá o Blogue ficou todo inchado!

No sítio da escola na internet já existe a ligação para os nossos conteúdos!

Voar para o Blogue da BE é agora, por isso, ainda mais fácil!

É de aproveitar! Visitem-no!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Mulheres alteradas - Maitena

Para todas as mulheres, com a solidariedade de todas as mulheres

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A questão do grafismo

A Mª João alerta-nos para o lado menos bom da parte gráfica. Estamos de acordo!
Também não estamos satisfeitos com o aspecto gráfico do Blogue.

Estamos ainda numa fase experimental, de pura aprendizagem!
Temos o entusiasmo, mas muitas limitações! Ainda por cima, depois de um primeiro arranjo inicial surgiram-nos dúvidas sobre a utilização de certo material fotográfico que precisamos ver esclarecidas proximamente.

Vamos tentar melhorar! Vão dando a vossa opinião e muitas sugestões!

Ahhh! E não esqueçam! Queremos os vossos "posts"! É só enviar para o mail da BE e nós publicaremos!

Aí vai para lembrarem mais depressa: becrect@gmail.com (com o assunto: "post blogue")

Sobre "posts"

Quem se agarra com mais purismo a esta coisa (profunda) da língua, arrepia-se um tanto quando para nomear este envio de escritos para os blogues olha à volta e não encontra alternativa ao verbo inglês "to post" (enviar para o correio, postar, etc.).

Bom o giro está mesmo aqui: é que existe na nossa língua o verbo "postar"que já num "velhinho" dicionário da Porto Editora (1976), aparece como colocação de alguém "em um lugar ou posto".
"Num lugar" está mesmo a calhar; agora o "alguém" é que mata mesmo tudo: alguém remete para uma pessoa, e isto dos escritos num blogue... "ALGUÉM" QUER MESMO AJUDAR?

Que alternativas portuguesas para fugirmos ao "post"? "Escritos"?

E por que razão fugir-lhe?
Não é verdade que também já não passamos sem fugir do uso de termos como "scan", "password", "download", "mail", entre muitas outras?...

Com alegria

Já estava a equipa a ficar ensonada, quando em mais uma volta por cá descobrimos o primeiro conjunto de comentários da blogosfera! Foi-se o sono! Temos interactividade que é a primeira razão de ser e a grande procura de qualquer blogue! Obrigado pelos vossos comentários! Animam-nos! Venham mais (e também os comentários aos comentários)!

Ontem o BLOGUE


Ontem o blogue esteve numa conferência no Casino da Figueira, primeira do Ciclo de Conferências 2008.

O conferencista foi um conhecido professor figueirense da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, o Prof.-Dr. José A. Bernardes, autor de vários livros sobre Literatura Portuguesa e sobre o Ensino da Literatura. É ainda Consultor para os novos Programas de Português do Ensino Básico. De entre os estudos por si publicados, destacam-se os que consagrou a Gil Vicente e à poesia do século XVI, e a sua História Crítica da Literatura Portuguesa.

O tema era muito sugestivo: "A Educação pelos (grandes) livros".

A equipa do blogue não ficou defraudada. O autor considerou imprescindível que os nossos "grandes livros" (não confundir com os livros-falésia; não é de tamanho que se fala...) continuem a habitar a escola, não só pela sua qualidade superior, mas também pelo contributo que só eles podem dar para a afirmação da nossa identidade como povo e país, de que eles são, aliás, como património insubstituível, uma importante parte. Falou-se muito de Camões, como um dos maiores exemplos. Ficou por perceber melhor quais seriam os que, mais recentemente, deveriam constar das preocupações escolares, mas o tempo não deu para mais.

domingo, 6 de janeiro de 2008

2008

Já que estamos em ano novo e bem novatos neste estatuto de "blogueiros", deixamos uma sugestão para quem quiser aprofundar um pouco mais este fenómeno, em crescendo, da "blogomania": um estudo português que apanhámos na nossa rede de borboletas, com a ajuda do Google:"Blogues: experiência portuguesa", uma Tese de Mestrado em Ciências da Comunicação, da autoria de Hugo Manuel Neves da Silva, de Fevereiro de 2005.
Partindo da noção de "blog" - de Weblog: "Web" (Internet) e "log" (registo) - e da referência às primeiras experiências de 1992-93, consolidadas a partir de 1996-97 com os blogues pessoais de Dave Winer e Jorn Barger, e da constatação dos 6.746.125!! de blogues contados em Fevereiro de 2005 em todo o mundo (através do "Technorati" - http://www.technorati.com/ - cerca de 1800 em Portugal), o autor analisa depois as diferentes definições de blogue, a sua tipificação e por aí fora... que o terreno, apesar de recente, tem, como se depreende, muitas e vastas cordilheiras para trilhar...
Pelo interesse e riqueza do estudo voltaremos a ele.
Entretanto e para os que quiserem espreitar aqui vai o endereço:

http://blog.lisbonlab.com/estudos/blogues-experiencia-portuguesa/