segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Mudar de mundo




Já que falamos em mudar de mundo (ano) em cada final de ano que o mundo nos faz viver, por que não contribuir com algumas interrogações às perplexidades e desditas do mesmo?


Seguindo a máxima de que vale mais uma imagem do que mil palavras, deixamos duas: dois "cartoons" premiados no Concurso Europeu de Cartoon, este ano dedicado ao tema "Desigualdades, Descriminações e Preconceitos": o segundo - "Right of Way" - do belga Ludo Goderis, vencedor do grande prémio; o primeiro - "Exclusion" - do francês António Mongiello(com a devida vénia aos autores e à sua criatividade e argúcia).


BOM 2008 PARA TODOS!

sábado, 29 de dezembro de 2007

Francisco José Viegas


Esteve na Figueira com a Inês Pedrosa. Muito conhecido pelos seus programas literários na televisão e rádio, é jornalista e um importante escritor. É director da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa. Recebeu em 2006 o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, pelo romance "Longe de Manaus".

Para além de romancista, publicou títulos sobre viagens e guias, e é poeta. Um dos seus mais recentes trabalhos (Maio, 2007) é precisamente uma obra poética:"A noite, o Que É?"

Sobre ela respigamos da Webboom:

«Na escuridão da noite surgem memórias, imagens, cheiros e vozes, inquietudes, ventos e tempestades. Viegas recorre com frequência a enumerações, sobretudo de coisas banais ligadas a recordações precisas. Luzes, árvores, uma varanda sobre o mar, o cheiro do café, livros, discos. É um registo comovido, com uma dimensão exasperada de medos e fragilidades. O poema, como outros poemas de Viegas, valoriza “as coisas que importam”, cisas comezinhas e por isso mesmo poéticas. Aliás, esta poesia mantém alguma distância do “poético” mais canónico, no que é uma das suas marcas características..» (Público)


Um exemplo: Com o fim do dia há mais coisas que desaparecem no lugar onde a noite brilha. Precisamos sempre de promessas.

E outro: Oiço o ruído dos canaviais não muito longe. Pequeno vento a meio da noite, pequeno vento. A única tempestade, ninguém a suspeita. A meio da noite adormece-se a pensar nesse perfume.

terça-feira, 25 de dezembro de 2007




S. Martinho de Anta, 24 de Dezembro de 1972




Natal




Fiel das horas mortas
Desta noite comprida,
Pergunto a cada sombra recolhida
Que sol figura o lume
Que da lareira negra me sorri:
O do calor cristão?
O do calor pagão?
Ou a fogueira é só a combustão
Da lenha que acendi?

Presépios, solstícios, divindades...
A versátil natureza
Do homem, senhor de tudo!
Cria mitos,
Destroi mitos,
Nega os milagres que fez,
E depois, desesperado,
Procura o mundo sagrado
Nas cinzas da lucidez.


Miguel Torga, Poesia Completa

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

120 mil exemplares


Rodrigues dos Santos não pára de coleccionar êxitos editoriais.

Depois dos sucessos que foram A Filha do Capitão ou o Codex 632 (qualquer deles com vendas para vários países e este último a ser estudado por norte-americanos para a elaboração de um guião cinematográfico) aí está O Sétimo Selo a surpreender: estimavam - autor e editor - um total de vendas a rondar os 70 mil desde o (recente) lançamento até ao Natal... mas as "contas" saíram nitidamente "furadas"... e já vão nos 120 mil!, um dos maiores - senão o maior - êxito de sempre de uma obra literária portuguesa!

Olhando ao preço e ao tamanho do livro (um típico livro-falésia, como dizia o D. Pennac...), e ao facto de sermos um país de "não-leitores", em crise séria, etc.etc., dá para pensar... ou é só porque é Natal, ou porque o número das estantes a enfeitar aumentou, ou porque isto de ser "mediático" faz o seu geito, ou...?

Ou simplesmente porque está nas bancas o mérito indiscutível de um autor?

FM

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007


CD

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Alunos do 7º e 8º falam de livros... e música!




Com a cumplicidade (de novo) da professora Silvéria, a BE recebeu duas turmas do 7º ano. Vieram para falar de livros com alguns colegas mais velhos, do 8º ano: o Gonçalo, o Ricardo e a Sara (8ºB); a Andreia, a Inês e o Pedro (8ºC). Com entusiasmo e interesse falou-se da história do Liedson (esse mesmo, o do Sporting! - Liedson, A minha História), de Ricardo o Radical, de Os 5 na Televisão, de O Portão do Corvo, do Principezinho, e do Homem que sabia contar!


A BE não quis deixar de aproveitar a oportunidade e também avançou com uma sugestão, mas agora musical: o último CD dos Linkin Park, Minutes to Midnight, com a audição de um dos seus temas mais marcantes - "What I've Done". A BE editou a letra do mesmo, na sua versão original e numa tradução de português do Brasil, o que possibilitou o acompanhamento (e descodificação) das palavras escritas pelo Mike Shinoda, e até, da voz do Chester Bennington (e acho que até não o deixámos ficar mal!).


Ficam umas imagens para recordação!


Bom Natal!


A equipa

Turmas de literatura colaboram com a BE


Três alunas de Literatura, em cumplicidade com a professora Silvéria, prepararam uma prendinha de Natal para algumas turmas do 10º, 11º e 12º anos: a oferta de poesia viva, dita! Com gosto pessoal a Catarina, do 10º E, declamou o célebre "Ondas do mar de Vigo", de Martim Codax (séc. XIII); a Ana Madalena do 11º E declamou "Violoncelo", de Camilo Pessanha (1916); a Sara Cação e a Ana levaram a música de Bach, tocada ao vivo nas suas flautas transversais!

Obrigado!

E bom Natal para todos!

A equipa

Aulas com poesia...

A BE foi participar numa aula da turma de Literatura do 10ºano (a E) e partilhou poesia...música... e imagens solares! No regresso, o calor da força dos poemas-pérolas de Sophia:

Terror de te amar
Terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo.
Mal de te amar neste lugar de imperfeição
Onde tudo nos quebra e emudece
Onde tudo nos mente e nos separa.
Espero
Espero sempre por ti o dia inteiro,
Quando na praia sobe, de cinza e oiro,
O nevoeiro
E há em todas as coisas o agoiro
De uma fantástica vinda.
(Obra poética I, 1992)
A equipa

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Natal na BE

Celebramos o Natal oferecendo prendas: a montra do Polivalente sugere contos de Natal, para ler na Consoada, à lareira... O placar lembra as tradicionais (e doces) receitas portuguesas: o tronco, os sonhos, os belhoses...e , para quebrar o tom mais sério da coisa, umas anedotas também de Natal. Algumas turmas puderam ouvir poemas e música de Bach, logo às 8.30 da manhã!
A equipa

domingo, 9 de dezembro de 2007

Ainda a propósito de Inês Pedrosa

Alguém já leu algum dos seus livros?

Eu li o Fazes-me falta, uma sentida e tocante conversa entre duas vozes que se percebe depois serem de um homem e de uma mulher, após a morte recente de uma delas.

Leram este? Gostaram? Não se esqueçam que podem deixar as vossas opiniões nos comentários.

FM

sábado, 8 de dezembro de 2007

Inês Pedrosa na Figueira

Ontem não perdi a apresentação do mais recente livro de Inês Pedrosa, A Eternidade e o Desejo. Não o li, ainda, mas pela apresentação feita pelo também escritor Francisco José Viegas, será leitura obrigatória antes de, no Natal, aterrarem outros livros no sapatinho.

Trata-se de um livro que fala do Brasil moderno que cruza com a vida do Padre António Vieira, um dos nomes maiores da literatura portuguesa.

No final houve sessão de autógrafos e foi servido um Porto de Honra, num ambiente agradável e descontraído.

Atenção à programação cultural do Casino porque, este tipo de actividades vão repetir-se.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Primeiras andanças

A BE com um Blogue? Por que não?

Afinal não são hoje os blogues uma forma de partilha como a que se quer numa biblioteca? Em vez de estante, teclado, em vez de folhetos ,"posts", em vez de um espaço limitado, todo o espaço.
Vamos tentar que seja:
o nosso jornal de parede on-line, o "moleskine" de cada membro da equipa, um espaço de partilha de informação para quem nos visitar, um canto de discussão, uma tertúlia de amigos.

Ao ritmo de cada um, esperamos muitas entradas neste blogue.

A equipa